Simple Viber Icon
Simple Instagram Icon
Facebook Circle Logo
Spotify
Simple Youtube Icon
Simple Twitter Icon

Gaia Consultoria em Arqueologia

Consultoria e Assessoria em Pesquisas Arqueológicas

02 NOV. 23 - GAIA CONSULTORIA EM ARQUEOLOGIA

Gaia Arqueologia realiza pesquisas no Centro-Oeste

No ano de 2022, as pesquisadoras da Gaia Consultoria em Arqueologia identificaram e registraram no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), 1 sítio arqueológico do âmbito das pesquisas arqueológicas de campo do empreendimento CGH Espadilha, no município de Montividiu, estado Goiás.


O sítio arqueológico foi resgatado em 2023, após aprovação do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, através da publicação da Portaria n.º 73/2022 no DOU.

Métodos e Técnicas adotados em campo

Na área do Sítio Arqueológico denominado de Montividiu I, além dos caminhamentos sistemáticos de superfície, foram realizados 30 poços testes, com o objetivo de identificar áreas de ocorrências arqueológicas em profundidade, visto que durante a realização do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do empreendimento, foram evidenciados vestígios arqueológicos apenas na superfície do terreno. Todas as intervenções prévias, foram negativas arqueologicamente, sendo assim a equipe de campo definiu locais específicos para abertura das unidades de escavação.


As prospecções possibilitaram a identificação de 2 setores de ocorrências arqueológicas em superfície, dentro de uma área de 11.721 m². A equipe técnica de campo realizou a decapagem controlada do terreno do sítio, que consistiu na limpeza da vegetação da superfície, através deste método, as oficinas líticas ficaram evidentes e expostas na área do Sítio Montividiu I. Ao todo, foram abertas 8 quadrículas de 1 x 1 m e 1 trincheira de 3 x 1 m.

Resultados obtidos

As pesquisas arqueológicas desenvolvidas na área do Sítio Montividiu I, possibilitaram o salvamento de 573 peças líticas, ou seja, materiais confeccionados em rocha. A matéria prima presente no sítio arqueológico, consistiu em arenito silicificado. Os materiais foram distribuídos entre 533 (93%) em lascas e 36 (7%) em núcleos. Os núcleos presentes no sítio apresentaram proporções medianas e grandes, alcançando até 30,5 cm e mais de 10 kg, fator este que nos leva a inferir que possivelmente estes núcleos eram apoiados no chão para o processo de lascamento.

Com relação as lascas presentes nesta coleção arqueológica, apenas 5 apresentaram retoque e 64 tinham talão evidente. Durante as escavações, não foram evidenciadas ferramentas formais. A grande maioria dos núcleos, não foram usados até seu esgotamento total, sendo abandonados com poucas marcas de retiradas.


Através das análises das cartas geológicas, foi constatado alto índice de arenito silicificado naquela região, sendo o mesmo identificado na área do sítio arqueológico com a predominância desta matéria prima. A região possui alto potencial arqueológico e carece de amplos estudos arqueológicos.

Circle Shape Outline

As pesquisas arqueológicas no município de Montividiu (GO), surpreenderam toda a equipe, pois os dados prévios que havíamos coletado, incluindo o banco de dados do IPHAN, indicavam a ausência de registros de sítios para essa cidade. Quando nos deparamos com os trabalhos de campo de 4 empreendimentos hidrelétricos que estavam em processo de licenciamento ambiental, 2 sítios foram registrados e 2 áreas de ocorrências isoladas.

Arqueóloga - Marina da Fonseca Lopes - CEO