Gaia Consultoria em Arqueologia
Consultoria e Assessoria em Pesquisas Arqueológicas
02 NOV. 23 - GAIA CONSULTORIA EM ARQUEOLOGIA
Sítio Arqueológico é protegido no Centro-Oeste
O Sítio Arqueológico Montividiu II, foi descoberto durante o Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico da CGH Montividiu, empreendimento hidrelétrico localizado no município de Montividiu, estado Goiás.
Com a mudança do traçado da Central Geradora Hidrelétrica (CGH), foi possível garantir a proteção do sítio arqueológico. Após aprovação do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, através da publicação da Portaria n.º 04/2023 no DOU, a equipe da Gaia Consultoria em Arqueologia realizou o cercamento e a sinalização do bem tombado pelo IPHAN.
O Sítio Arqueológico Montividiu II, trata-se de um sítio do período pré-colonial com presença de vestígios líticos confeccionados em matéria prima rochosa de arenito silicificado. Acredita-se que diante das características e distância deste sítio com o Sítio Montividiu I, que também foi identificado pela equipe da Gaia no mesmo ano porém, passou por processo de salvamento arqueológico, possivelmente estejam relacionados.
O patrimônio arqueológico nacional é protegido pela Lei n. º 3.924, de 26 de julho de 1961, onde em seu art. 3º aborda sobre a proibição de aproveitamentos econômicos, destruição ou mutilação de qualquer sitio arqueológico. Conforme a legislação, as áreas dos sítios arqueológicos só podem ser utilizadas, após a realização de registros e pesquisas arqueológicas por equipe técnica habilitada e autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A preservação e proteção dos sítios arqueológicos, é fundamental para a compreensão da história e do modo de vida das populações que viveram em nosso país a milhares de anos atrás, ou seja, nossos antepassados. As pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela equipe técnica da Gaia Consultoria em Arqueologia, trouxeram importantes contribuições para o meio científico na região, onde possibilitaram o registro dos primeiros sítios arqueológicos descobertos na cidade de Montividiu (GO).
Para realizar o cercamento do Sítio Arqueológico de Montividiu em Goiás, conduzimos vistorias em alguns sítios arqueológicos na Região do Farol de Santa Marta em Santa Catarina, ambos cercados. Nosso objetivo era encontrar um método adequado que minimizasse o impacto no sítio Montividiu II. Após avaliação, decidimos não utilizar cerquites, pois essa abordagem permite preservar tanto os vestígios arqueológicos quanto o ambiente natural ao redor do sítio. Essa medida é essencial para a manutenção do ecossistema local e para evitar efeitos adversos sobre as plantas, animais e o solo. - Arqueólogo - Juliano Gordo Costa