Gaia Consultoria em Arqueologia
Consultoria e Assessoria em Pesquisas Arqueológicas
03 NOV. 23 - GAIA CONSULTORIA EM ARQUEOLOGIA
Gaia Arqueologia recebeu estudantes de Taquara
Este é o segundo ano consecutivo que a equipe da Gaia Consultoria em Arqueologia, recebe estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica Monteiro Lobato (CIMOL) do município de Taquara, cidade metropolitana de Porto Alegre.
O Curso Técnico integrado ao Ensino Médio do CIMOL tem em sua grade curricular disciplinas como: Biodiversidade e Conservação, Geomorfologia, Geo-História do Rio Grande do Sul, Patrimônio Histórico e Cultural e Políticas Ambientais, para citar algumas. Anualmente a saída de campo do curso ocorre no extremo sul do país.
Estação Ecológica do Taim
a Unidade de Conservação (UC) Estação Ecológica (ESEC) do Taim, está inserida nos limites demográficos dos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, ambos no Rio Grande do Sul. Apesar da ESEC Taim ser planejada desde meados da década de 1970, só foi reconhecida como UC a partir do Decreto 92.963/1986. No local pode ser visitada a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que conta com Museu Temático, com animais taxidermizados, vestígios arqueológicos provenientes de sítios arqueológicos da região e outros bens. Além das trilhas do Nicola, da Figueira e da Capilha.
Em 2022 os/as estudantes do CIMOL fizeram a visitação da sede do ICMBio e a Trilha da Capilha, onde puderam observar as falésias da Lagoa Mirim e conhecer a comunidade de pescadores que tem importante valor histórico-cultural para região. Em 2023 somente a sede do ICMBio foi visitada, devido as intempéries climáticas. A saída de campo foi conduzida pelo Arqueólogo e Educador Ambiental Ramsés Mikalauscas Farherr, onde pode estabelecer um diálogo com os/as estudantes aproximando as questões ambientais com o patrimônio cultural local.
Centro Histórico - São José do Norte
Em 25 de outubro de 2023, o município de São José do Norte completou seus 192 anos de emancipação. Um dos roteiros percorridos pelos /as estudantes do CIMOL, foi uma caminhada em seu Centro Histórico.
Devido a importância arquitetônica, histórica e cultural da cidade, seu Centro Histórico foi tombado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), inscrito no Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 138, de 15/05/2014.
Algumas das construções históricas que podem ser observadas durante a caminhada são: Sobrado Chaffic, Sobrado Gibbon, Igreja Matriz, Solar dos Imperadores, as Fábricas de Pesca e outros. Este ano a caminhada, foi conduzida pelo Arqueólogo André da Silva Goulart e ano passado pela arqueóloga Alice Teixeira.